sábado, 23 de março de 2013

Papinha de Batata, Cenoura e Macarrão

Papinha de Batata, Cenoura e Macarrão


Ingredientes
1 fio de azeite
50g de carne
1/2 cebola
4 folhas de rúcula
4 folhas de joão gomes
(pode ser outra folha verde escuro)
1 cebolinha 
1 raminho de coentro (só as folhas)
2 batatas médias
1 cenoura grande (ou 2 pequenas)
2 flores de couve flor 
20 g de macarrão




Modo de Preparo
Descasque* e pique tudo, menos as folhas (deixe-as inteiras). Pique a cenoura** em tamanho menor que a batata. Refogue a cebola no azeite até dourar, acrescente todos os ingredientes e 1 litro de água e leve ao fogo em panela de pressão por 20 min. Abra a panela*** e reserve um pouco do caldo. Retire as folhas**** e amasse todos os ingrediente com caldo suficiente para a papa não ficar muito líquida. Divida em 6 porções (se seu filhote não come muito, divida em 7).

Em outra panela coloque o macarrão para cozinhar no caldo que você reservou. Cozinhe por 5 min ou até ficar bem molinho e misture em uma das porções. Sirva em seguida. As outras porções podem ser congeladas (identifique os potes com o conteúdo e a data de congelamento). Ao descongelar você pode acrescentar o macarrão ou arroz. 

Fica assim: 



Rendimento:
6 porções




* A cenoura deve ser somente raspada para tirar a casquinha mais superficial, pois é nessa região tem a maior quantidade de vitaminas.
**A cenoura é mais dura (resistente ao cozimento) que a batata, por isso deve ser cortada em tamanho menor. Se o cozimento for em panela sem pressão, ela deve ser colocada 10 min antes da batata.
*** Ao abir a panela de pressão você pode agir de duas formas, coloca-la embaixo de água corrente até parar de chiar (toque no pito para ter certeza) ou soltar o ar puxando o pito pra cima coma ajuda de uma colher. No primeiro caso o vapor dentro da panela vai condensar e o caldo vai permanecer, no segundo o vapor é liberado e dentro da panela vai ficar menos caldo. Eu faço da segunda forma. 
**** Retiro as folhas porque são difíceis de amassar e os nutrientes ficam todos no caldo após o cozimento das folhas.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

 
;